terça-feira, 23 de setembro de 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Avaliação de Literatura...



Eles estão cansados....




Passei 3 folhas de prova!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Resenha Crítica

1o. ITEM) REQUISITOS BÁSICOS PARA UM RESENHISTA ou CRÍTICO
Em Metodologia Científica, o resenhista ou crítico é um cientista do conhecimento; não é um palpiteiro, opinador. Tradicionalmente, são pré-requisitos para um resenhista ou crítico:a) profundo conhecimento da obra que se pretende resenhar ou criticar (uma, duas ou dez leituras minuciosas da obra sob análise, às vezes, são francamente insuficientes);b) profundo conhecimento do tema a que se refere a obra sob atenção (o tema ou assunto da obra deve ser conhecido, sob todos ou o máximo de pontos de vista e escolas de pensamento possíveis);c) competência da matéria sobre a qual se sustenta a obra;d) capacidade para formar, reconhecer, identificar conceitos de valor;e) maturidade para exercer a atividade (essa maturidade tanto é emocional quanto intelectual e profissional);f) correção e urbanidade (a correção envolve, inclusive conhecimento da língua materna ou de outras línguas que facilitem conversar e escrever; urbanidade opõe-se à agressividade, inclusive verbal ou escrita);g) fidelidade ao pensamento do autor (resenhista ou crítico não emite juízo de valor sobre a obra; o que interessa é o pensamento do autor e não o pensamento do resenhista ou crítico);h) humildade (significa saber o que se sabe e saber o que não se sabe).

2o. ITEM) ESTRUTURA DE UMA RESENHA CRÍTICA- Referência bibliográfica utilizada pelo autor da obra sob análise crítica;- credenciais do autor (da obra): quem é, nacionalidade, formação, titulação, publicações, sua relevância no campo científico, quando, porque e onde foi efetuado o estudo a que se refere a obra);-resumo da obra: o resumo deve conter as idéias centrais da obra em estudo (há diferenças entre idéias acessórias, idéias principais e idéias centrais); um resumo não contém o que o resenhista ou crítico ACHA ser importante. Ao contrário, dá informações sobre: de que trata o texto, o que explana, exige algum conhecimento prévio para o entendimento, possui alguma característica especial, como foi abordado o assunto;- conclusão do autor da obra: o resenhista ou crítico relata quais são as conclusões a que o autor da obra chega, aonde estão colocadas tais conclusões e quais são as mesmas; - referência do autor: mencionar a teoria ou pressupostos teóricos usados como apoio pelo autor da obra;- metodologia da autoria da obra: identificar qual ou quais os métodos (instrumentos de pensamento) de que se serve o autor da obra sob análise; identificar quais as técnicas de pesquisa utilizadas pelo autor, dentro do método anteriormente identificado;
- crítica ou apreciação do resenhista ou crítico: julgar a obra quanto a sua contribuição no campo do conhecimento, originalidade de idéias, quanto às Escolas-Correntes-Tendências científicas-filosóficas-culturais, quanto às circunstâncias culturais-sociais-econômicas-históricas... em que a obra foi escrita, qual é o estilo do autor (conciso, objetivo, simples, idealista, realista....);
-mérito da obra: qual é a contribuição dada pela obra, as idéias são verdadeiras, originaiS, criativas; qual a contribuição ao conhecimento (apresenta conhecimentos novos, amplos, restritos, abordagem vigente, abordagem diferente?);
- estilo: o autor é conciso, simples, claro, preciso, coerente, sua linguagem é ou não correta segundo a língua em questão;
- Forma: qual é a lógica sistematizadora da obra, sua originalidade, seu equilíbrio na disposição e na explicitação das partes;
- Indicação do resenhista: a que público a obra se dirige (geral, de especialistas, estudantes, pode ser adotado em algum curso ou disciplina).

domingo, 14 de setembro de 2008

Difícil lidar com a indisciplina escolar


Experiências marcantes

Durante a aula de Lingua Portuguesa, havia uma proposta de redação a trabalhar com o Gênero literário:Texto argumentativo... xiiiiiiiiiiiiiiii e agora? o que eu vou fazer?
Numa 8º série do Ensino Fundamental...
Enfim...Procurei um texto que inclusive encontrei num livro do Ensino médio onde o texto falava sobre o uso de piercing...nossa! Foi um sucesso, os alunos tiveram participação ativa mediante a um debate e depois houve a reescrita ...no qual depois escrevi comentário em cada redação redijida com dicas para melhor elaboraçãoe entendimento!